Puericultura

A Genitália da Criança

Ontem, dia 18 de maio foi Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com isso, a querida Lais Schuster tomou a iniciativa de compartilhar conosco (as Manazz) o livro ” A Menina das Cores” (@editora.scienza) que fala bem bonitinho sobre como o abuso pode deteriorar o psicológico de uma criança e até ensina à família como agir diante dele.

Pois bem… Mas no livro, cita as genitálias com nomes “ilustrativos” como a maioria das famílias fazem até hoje em dia.

Conversando com Laís, concluímos que quando uma criança fala que alguém tocou em sua “varinha mágica” fica mais difícil identificarmos um abuso do que se ela dissesse “ele tocou no meu pênis”.

Por isso é tão importante ensinarmos os verdadeiros nomes de nossas partes do corpo às crianças. De como o corpo é só dela e só pode tocar quem ELA permitir. Até nós pediatras devemos ensinar, ao examinar as partes íntimas, que ela só deve permitir o exame na presença da mãe ou do pai (ou de quem for responsável por ela).

Sabemos que aprendemos outros nomes e até a mídia nós faz evitar utilizar os nomes das genitálias como se fossem palavrões ou palavras de baixo calão. O YouTube até tira a monetização de quem cita tais palavras

É preciso mudar isso. Muita gente ainda pensa que o nome da Vulva é Vagina (quando vagina é só o buraquinho e vulva é toda a parte externa).

Vamos aprender, utilizar e depois ensinar? Ou ainda é difícil pra você? Diz pra mim como você aprendeu o nome de sua genitália e se vai adotar o nosso método 來

Diga também se é necessária a aula de anatomia para pararem de chamar vulva de vagina!

#suapediatragenitalia #nomedagenitalia #protejasuacriança 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s